Arquitetura de lojas que enaltecem o empoderamento feminino

Tempo médio de leitura: 3:00 min

Agora é que são elas. Mulheres gostam de bem viver e de se sentir bem. E, por isso, abrir uma loja de roupas femininas continua sendo um ótimo negócio. Contudo, será que existe algum tipo de loja que atraia mais os olhares do público feminino? Porque lojas de roupas femininas existem em um grande número e por todo lugar, mas obviamente algumas são mais bem sucedidas que outras. Hoje, a figura da mulher não é mais uma consumista desenfreada e vaidosa. A mulher de hoje procura consumir de produtos que reforçam seu poder, que representam suas causas e suas lutas.

Veja abaixo algumas dicas para a composição de layout pensada no público mais  exigente e poderoso que existe: as mulheres!

O layout deve convidar a mulher a entrar. E para ser convidativo o primeiro passo é a vitrine. Uma vitrine bem alinhada com o público que deseja atingir é o segredo do sucesso. Planejar uma troca constante de vitrine também é uma estratégia para mostrar que a loja tem novidades.  

O ambiente deve ser aconchegante, e para isso, o projeto de arquitetura comercial pode incluir ainda três ótimos recursos: plantas, som e aromatização do ambiente. A loja deve ser atrativa como um todo para que as mulheres permaneçam no local sem perceber o tempo passar. 

Além disso, é fundamental criar espaços de convivência, para as mulheres sentarem e se sentirem bem. Um banco para aguardar a amiga que está no provador, um espaço para um cafézinho rápido, porta-objetos (como suporte para pendurar bolsas), são detalhes que chamam atenção.

Outra dica que a A Bruna Gelbcke Arquitetura indica é o layout que prioriza a circulação, para que as clientes vejam os produtos confortavelmente. Uma circulação ruim afugenta as pessoas. Nos expositores, poucas peças, nada tumultuado que a atrapalhe a visão.

 

Por fim, o provador deve ter atenção especial, afinal é ali que geralmente as decisões de compras são tomadas. Ele deve ser espaçoso, arejado, com uma ótima iluminação – e detalhes fazem diferença, como um puff para sentar, apoiar a bolsa ou casacos, apoiar os pés ou simplesmente para tirar uma selfie. 

Ao lado, fotos da Loja “Hello Girls” e abaixo “Gallery of AMARO Guide Shop” do Studio SuperLimão. Exemplos de projetos de loja focados no público feminino, que servem de inspiração. 

 

A Bruna Gelbcke Arquitetura tem o prazer de realizar projetos para mulheres empreendedoras. Os projetos realizados focam na essência da mulher na luta pela igualdade de gênero e, principalmente, pelo seu bem estar. Você tem uma marca e pensa em montar um espaço que vai além de uma simples loja? Pode contar com a gente!