Espaços Instagramáveis: ferramentas para aplicar no seu negócio

Tempo médio de leitura: 6:00 min

Instagramável! Certamente você já ouviu essa palavra. Ela se refere a lugares ou coisas agradáveis ao olhar, que incentivem as pessoas a tirarem fotos e compartilharem nas redes sociais. A tendência não é novidade e tem estado presente em restaurantes, lojas, exposições, feiras…

Mas afinal, qual o intuito de criar ambientes instagramáveis?

A influência das redes sociais

A popularização do instagram criou uma série de novos comportamentos, com um apelo visual forte e uma necessidade de compartilhar momentos. A rede social que mais cresceu nos últimos anos, hoje alcança mais de 60 milhões de usuários no Brasil, país que se encontra entre os países com maior número de usuários. A rede, que tinha como objetivo inicial o compartilhamento de fotos pessoais, hoje conta com 25 milhões de contas empresariais. Ela se tornou um canal de marketing e vendas tão forte que hoje é um dos principais focos das empresas no campo do marketing, trazendo cada dia mais inovações e recursos para os negócios.

 

E os espaços instagramáveis são uma das estratégias, pois vão muito além das fotos. Eles afetam a forma como os usuários se relacionam com sua rede de contatos, consomem produtos, compram, vendem, planejam e desejam coisas. Além de atrair o público, eles têm a capacidade de criar uma divulgação gratuita através dos comparti- lhamentos. Daí, a importância de estruturar, de forma diferenciada, os ambientes de lugares, negócios e eventos para entregar uma experiência completa aos usuários.

Cases de sucesso

A tendência já tem ocupado iniciativas em todo o mundo, a exemplo do Museu do Sorvete (Museum of Ice Cream), que possui sua hashtag #museumoficecream citada em 196 mil publicações. O museu localizado na cidade de São Francisco (EUA) atrai moradores e turistas de todo o mundo, por seus cenários coloridos e criativos, e tem contribuído com a economia local através do turismo.

Na mesma corrente surgiu o Museu Mais Doce do Mundo, exposição itinerante que tem como intuito despertar a imaginação, cultivar a felicidade e promover boas memórias. O museu que teve início em Lisboa veio para o Brasil às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais recebeu cerca de 80 mil pessoas. As próximas cidades que serão sede da exposição em 2020 ainda não foram divulgadas. Outro exemplo é a exposição FunCast, que passou por São Paulo em 2018 com 28 cenários criados exclusivamente para gerar interação e atrair os cliques fotográficos. 

Feiras e eventos também utilizam-se desta estratégia para divulgação. A turnê “Ovo” do Cirque du Soleil, realizada no Brasil em 2019 não poupou esforços para trazer mini cenários tão mágicos quanto o espetáculo. Além disso, os informativos orientavam para que todas as postagens incluíssem a #cirquedusoleilovo como forma de divulgação do evento.

Grandes marcas também passaram a investir em espaços super criativos, como é o caso da Galerias Melissa, presentes em algumas cidades pelo mundo. O objetivo é criar um espaço onde arte, moda e design ofereçam ao público uma verdadeira experiência estética ao conhecer os seus produtos. Mais do que apenas uma loja, as Galerias funcionam como espécies de muses dos produtos, com fachadas que mudam de cor, imagens digitais e uma vivência dinâmica aos usuários.  

Ainda no âmbito comercial, os espaços instagramáveis vêm ganhando força também em bares, restaurantes e lojas. E tem se investido não apenas no espaço, mas em produtos instagramáveis. Um dos casos é o Caulí Bar, em São Paulo, o qual possui uma carta de drinques elaborada em conjunto por um bartender e um “criativo”, responsáveis por aliar sabor e aparência. Uma das opções autorais é o Dark Clouds Over the Sea, em que um pedaço de algodão-doce parece quase levitar como uma nuvem sobre a taça. 

Dicas para aplicar no seu negócio

Agora, se você já viu as vantagens de criar um espaço instagramável no seu negócio, aqui vão algumas dicas. A primeira é lembrar que os espaços instagramáveis valorizam muito a composição estética, e que é necessário aplicar cores e objetos que dialoguem com o propósito da marca. Não é apenas um espaço bonito, ele precisa aprimorar o relacionamento com o público e fortalecer sua marca. Alguns elementos são certeiros para atrair olhares e despertar a vontade de fazer um click no local. No entanto, de nada adianta aplicá-los sem contexto e sem uma estratégia por trás. Afinal, eles são criados para engajar os clientes, gerar compartilhamento orgânico e trabalhar o branding da marca.

1. NEON

Seja uma frase, uma palavra de efeito ou mesmo o nome da sua marca, o brilho de um letreiro neon vai chamar atenção e atrair o público para uma foto. Se você tem um bar, restaurante ou casa noturna, essa é uma alternativa sem erro, pois recebe ainda mais destaque em ambientes de penumbra.

2. JOGO DE LUZES

Outros tipos de luz, como luzes coloridas ou elementos que projetam sombras criativas também são muito bem vindos na criação de ambientes instagramáveis. Um bom exemplo de aplicação é o painel da entrada do evento RD SUMMIT 2019, no qual as sombras tinham camadas de cor e se moldava de forma interativa de acordo com a pessoa.

3. BALANÇOS

Outro elemento interessante é o balanço. Presente em diversos espaços instagramáveis, possui um apelo pela memória da infância e combina muito com lugares fofinhos. Eles combinam muito bem com cenários românticos ou com naturais.

4. PINTURAS

Mais uma alternativa econômica que possui um grande poder de interação são as pinturas. Utilize suas paredes com criatividade: grafites, asas, estampas, geométricos. Elas chamam atenção e são super simples de aplicar.

5. GRAFITES

Um exemplo que vale ser citado é o Beco de Batman em São Paulo. O local hoje é tido como uma galeria a céu aberto que reúne turistas, moradores, feiras, arte e gastronomia, tudo isso graças aos muros grafitados que ganharam fama. 

6. BOLINHAS, BALÕES

Por fim, outras opções criativas são piscina de bolinhas, bola de sabão, balão. Vale tudo se tiver imaginação. Um exemplo disso foi a vitrine criada pelas lojas Marisa, na campanha de natal de 2018, cheia de bolas douradas e muito brilho. Nela, as pessoas podiam entrar e tirar fotos com a hashtag #brilhounamarisa.

7. HASHTAG

Assim como nesta campanha, no seu negócio você deve ter sempre uma # aliada ao seu ambiente para ter ainda mais resultado. Afinal, vale lembrar que os usuários do instagram passam em média 28min por dia na rede social e que 200 milhões de usuários visitam ao menos um perfil comercial por dia. Então, é importante que no meio de tantas contas, você seja facilmente encontrado.

8. PRODUTOS

Por último, mas não menos importante, após produzir seu espaço instagramável, capriche também na apresentação dos produtos e de toda a experiência que deseja proporcionar aos seus clientes. Pense que todos os ângulos e luzes devem favorecer uma boa foto.

Quer transformar seu espaço em um ambiente agradável, diferenciado e que desperte nas pessoas o desejo de conhecê-lo? Então entra em contato com a gente para elaborarmos uma proposta criativa e exclusiva, que faça sua marca crescer!