Tempo médio de leitura: 8:00 min
Pintar uma parede é uma estratégia simples e econômica para mudar o visual do seu ambiente e deixá-lo com mais personalidade. Existem diversas pinturas criativas, capazes de transformar completamente o espaço. Se você mesmo pretende colocar a mão na massa, além do estilo de pintura, é importante conhecer os materiais a serem utilizados. Existe uma infinidade de cores, tipos de tintas, acabamentos e texturas, e eu estou aqui para lhe falar um pouco sobre cada um deles.
Tipos de Tintas
As tintas dividem-se em duas categorias gerais: tintas à base de água e tintas à base de óleo. As tintas à base de água têm como vantagens a secagem rápida, baixo nível de emissões tóxicas, limpeza e aplicação fácil. Além disso, em geral, são mais resistentes a rachaduras e tendem a não perderem a cor ou ficar amareladas na exposição ao sol.
Por sua vez, tintas à base de óleo costumam apresentar acabamento mais brilhoso, mais emissão de tóxicos e sua aplicação é um pouco mais difícil e demorada. No entanto, apresentam maior durabilidade e são ótimas para aplicar em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas.
Tinta Acrílica: Tinta à base de água, é a opção mais utilizada no mercado. Possui resinas que a tornam resistente à umidade, e pode ser usada em ambientes internos e externos, e também pode ser lavada. Apresenta opção de acabamento fosco, semi brilho ou acetinado e brilhante.
Tinta Látex PVA: Também à base de água, apresenta baixa resistência à umidade, por isso seu uso é indicado apenas para interiores. Apresentam ótima cobertura, secagem rápida e pouco odor.
Tinta Emborrachada: Essa tinta possui as propriedades de redução térmica e acústica do ambiente, além de alta resistência e flexibilidade.
Tinta Epóxi: Essa tinta pode ser encontrada à base de água ou solvente. A versão à base de solvente apresenta acabamento brilhoso e é muito resistente a abrasão e a produtos químicos.
Tinta Esmalte: Em sua maioria é produzida à base de óleo, mas já encontramos no mercado algumas opções à base de água.
Preparação da Superfície
Antes de iniciar a pintura, é necessário preparar a superfície, deixando-a livre de poeiras, sujeira ou mofo. Pequenas imperfeições devem ser corrigidas com massa corrida antes da pintura.
Acabamentos
Fosco: É a opção menos resistente à umidade e limpeza, mas é a que mais disfarça as imperfeições.
Semi brilho ou acetinado: Equilibra uma resistência média a umidade e disfarça um pouco as imperfeições.
Brilhante: É a opção mais resistente à umidade, sendo ideal para cozinhas e banheiros.
Texturas
As texturas ajudam a corrigir algumas imperfeições e trazem um diferencial para o ambiente. Elas podem ser feitas com massa de textura, esponjas ou rolos específicos, e hoje existem ainda tintas texturizadas.
Cores
A escolha das cores não é tarefa fácil, pois existem inúmeras possibilidades no mercado. É importante pensar quais as sensações você deseja trazer para o ambiente. Tons claros tendem a dar mais amplitude ao espaço, enquanto tons escuros dão sensação de diminuir o local.
Estilo de Pintura
Parede colorida: Para trazer cor para o seu ambiente, pinte uma única parede em um tom mais forte e o restante do ambiente de uma cor neutra.
Pintura geométrica: Uma opção ousada capaz de criar um ambiente diferenciado. Pode ter inúmeros formatos: triângulos, círculos, quadrados.
Parede lousa: Aplicação de tinta preta ou outras tonalidades escuras com acabamento fosco. Após a secagem completa, pode ser utilizada para escrever.
Pintura artística: Mescla técnicas de desenho diversas e pode ser realizada com mais de um material.
Não deixe de dar vida para seu ambiente. Se você quiser posteriormente mudar, ou tiver um espaço alugado, retornar às paredes originalmente brancas é muito fácil. Se ainda tem dúvidas e deseja um auxílio técnico, é só entrar em contato com a gente. Será um prazer ajudar você a definir o que melhor se encaixa para o seu ambiente!