Iluminação: qual a sua importância para a arquitetura de restaurantes?

Tempo médio de leitura: 5:00 min

Com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por um diferencial para se destacar cresce. Um grande diferencial no projeto comercial, principalmente em bares e restaurantes, é um projeto de iluminação bem elaborado. 

Trazemos aqui cinco motivos pelos quais um projeto de iluminação é parte fundamental na arquitetura de restaurantes e porque você deve investir na luz para ter um projeto comercial de impacto.

Marketing e Vendas

Bares e restaurantes necessitam de estratégias de marketing adequadas para satisfazer sua clientela, e assim, fidelizá-la. A ideia de marketing está ligada à satisfação das necessidades e desejos dos clientes, realizada através de combinações geradas pelo produto vendido, preço estabelecido, forma de tratamento dispensada e conforto encontrado durante o tempo de permanência no local. Para que o estabelecimento se mantenha em funcionamento, tão importante quanto conquistar novos clientes é conseguir mantê-los fiéis. Neste processo, a arquitetura e a iluminação são fatores determinantes. A iluminação é uma das variáveis que se destacam nos estudos de marketing como um dos estímulos ambientais mais influentes no comportamento de consumo. Podemos dizer que iluminar é vestir o ambiente. Para a arquitetura de restaurantes, a atmosfera criada pela luz é tão essencial quanto a arquitetura, a sonorização ou o cardápio.

Projeto da Arquiteta Viviane Gobatto, a proposta da área externa para o Gastrobar Méz em São Paulo traz um ambiente bonito e super aconchegante

Dinamismo e Flexibilidade

Além disso, a luz quando utilizada de forma dinâmica, pode dar funções diferentes a um mesmo espaço. Atualmente, com uma considerável gama de possibilidades de variação geradas por sistemas de automação, a iluminação artificial altera a percepção das formas, materiais, cores e proporções, fazendo com que ela se torne importante elemento nos projetos comerciais.

Quando você tem um restaurante que funciona em mais de um turno, com públicos e propostas diferentes, a luz pode ser um dos elementos de transformação deste espaço. Assim, um restaurante que tem no almoço uma característica mais sóbria, e ao anoitecer, mais descontraída, pode se transformar por meio de automação dos sistemas de iluminação.

 

Arte e Diferenciação

Uma das áreas que mais tem se desenvolvido economicamente é o mundo do entretenimento. Cada vez mais são oferecidos ambientes diferenciados, não somente em casas noturnas, mas em lojas, restaurantes, hotéis e outros. Dentro deste ramo, a iluminação cênica, ou também chamada iluminação de efeitos, utiliza técnicas visuais elaboradas, com focos, ângulos, texturas, cores e efeitos muito diferentes das técnicas de iluminação tradicionais. 

Esta iluminação contribui para destacar elementos arquitetônicos e deve ser pensada com cuidado e em conjunto com a  composição do espaço. Principalmente projetos comerciais para bares e restaurantes de uso noturno, um bom projeto luminotécnico pode se manifestar como elemento artístico, deixando o espaço mais atrativo.

 

O Spine Rooftop Lounge, localizado em Watrerfront no Líbano, abusa do jogo de luzes para tornar o ambiente dinâmico e pode trazer diferentes atmosferas com a troca de cores.

Propósito e Objetivos

O entendimento do espaço e o comportamento das pessoas pode variar de acordo com a atmosfera criada pela luz. Assim, a luz pode oferecer sensações de bem estar ou de desconforto. Em restaurantes tipo fast-food, temos projetos luminotécnicos de iluminâncias altas e constantes, de modo a estimular os clientes a permanecerem por pouco tempo e aumentar a rotatividade dos consumidores. Este fator não acontece ao acaso, as grandes redes de fast-food solicitam que os projetos luminotécnicos sejam realizados com este objetivo.

Por outro lado, restaurantes e bares que tem a intenção de reter os clientes no espaço por mais  tempo, devem investir em projetos luminotécnicos que deixem o ambiente mais aconchegante e descontraído. Uma iluminação em tons mais quentes, com contraste e intensidades diversas, deixa o espaço mais atrativo, interessante, e ainda cria uma identidade para o local.

O bar 360º fica dentro do Cassino Route 66, em Albuquerque – Novo México. Com o intuito de convergir em um ponto central, o desenho do forro e a iluminação marcam presença, no bar que pode ser visto em todos os seus ângulos.

O teto do Officina Restô Bar, em Curitiba (PR), é composto por aproximadamente 5 mil lâmpadas. A arquiteta Cristiana Brenner, autora do projeto, propoôs que apenas 30 das lâmpadas sejam ligadas na rede, enquanto o restante serve para compôr o cenário e também como estoque para substituir as lâmpadas queimadas.

Economia e Rendimento

O ofuscamento ou a falta de luz podem prejudicar o atendimento e a permanência dos usuários, interferindo no faturamento do seu estabelecimento, mas não somente os clientes podem sair prejudicados. A iluminação artificial inadequada, tanto insuficiente quanto excessiva, pode acarretar consequências no desenvolvimento das atividades e prejudicar as pessoas que trabalham no local, interferindo no rendimento e na produtividade. 

Além de ser um fator determinante para o desenvolvimento das atividades, um bom projeto luminotécnico é importante para gerar economia ao longo do tempo de uso. Os principais fatores que aumentam o consumo de energia são a ausência de manutenção e o uso inadequado de equipamentos. Quando falamos em projetos comerciais, onde a iluminação artificial fica ligada por várias horas, a substituição de lâmpadas mais antigas por lâmpadas de melhor eficiência luminosa, traz um resultados muito mais significativo do que em projetos residenciais. Geralmente em pouco tempo de uso, a economia de energia recupera o investimento inicial.

Outras alternativas para minimizar os gastos com energia são: considerar a iluminação natural, aproveitando-a da melhor maneira e durante o maior tempo possível; criar uma iluminação artificial embasada em cálculos reais, realizados de acordo com as diversas situações possíveis; criar diferentes circuitos de iluminação, que possibilitem o uso somente das lâmpadas desejadas em cada momento, evitando o gasto desnecessário.

Com um projeto e escolhas corretas, você pode usar a luz a favor do seu sucesso! Solicite ajuda profissional para melhores resultados, entre em contato com a Bruna Gelbcke Arquitetura!