10 Benefícios de
contratar um arquiteto

Tempo médio de leitura: 5:30 min

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU/BR), cerca de 70% da população economicamente ativa do Brasil afirma que gostaria de contratar um arquiteto – a parcela que já teve essa experiência, no entanto, é de apenas 7%. Infelizmente essa ainda é uma realidade no Brasil, onde cerca de 85% das pequenas e médias obras não possuem acompanhamento de um profissional.

Mas afinal, você sabe quais os benefícios de contratar um arquiteto?

ECONOMIA

Acredita-se muito que contratar um arquiteto é um serviço de luxo. No entanto, o gasto com custo com o projeto geralmente fica entre 2% a 15% do valor total do empreendimento. Este valor, porém, pode resultar em economia de tempo e dinheiro, visto que o planejamento que antecede a obra evita retrabalhos e gastos desnecessários de materiais. Já uma obra mal planejada e que precisa ser refeita pode gerar o dobro de gastos que o esperado. Além disso, o custo da construção não deve ser pensado apenas no momento da obra, e sim na manutenção futura que ela exigirá.

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Outro ponto importante é que um imóvel construído ou reformado por um arquiteto aumenta o valor do imóvel, pela estética e otimização do espaço. Assim sendo, o valor investido ao se contratar um arquiteto pode ser revertido em lucro no futuro. Se tratando de um projeto comercial, esse retorno é ainda mais rápido, pois aumenta a valorização do seu estabelecimento e consequentemente o valor de seu produto e o número de vendas. Além disso, faz com que o imóvel esteja legalizado da forma correta, facilitando as transações de compra, venda e financiamento.

PLANEJAMENTO

Pode-se dizer que um dos pontos que diferencia um especialista de uma mão de obra informal é o planejamento. O arquiteto, além de criar o projeto, pode gerenciar a execução da obra, o que contempla toda coordenação do trabalho, a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até sua conclusão. O planejamento evita que tenhamos gastos inesperados e imprevistos na obra. Ainda, obras acompanhadas pelo autor do projeto tendem a ter resultados mais fiéis ao projeto desenvolvido.

SEGURANÇA

Por menor que seja, uma obra deve ter um registro de responsabilidade técnica (RRT) feito pelo arquiteto no CAU. Por isso, quem deseja construir de forma segura e legal deve contar com o acompanhamento de um profissional para sua obra, pois uma obra que não tem a supervisão de um profissional qualificado em toda a sua realização pode resultar em diversas ações penais ao proprietário. Em edifícios comerciais e shoppings, assim como em condomínios residenciais, ter um responsável técnico é uma exigência recorrente, mas ele se faz necessário em qualquer tipo de projeto ou reforma.

FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A formação do arquiteto abrange assuntos diversos e o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética. Isso faz com que o arquiteto tenha uma visão ampla do problema, e não seja treinado para ver apenas soluções pontuais sem pensar em suas consequências. Além disso, sua proposta vai ser um equilíbrio entre a técnica e as questões humanas que envolvem um projeto. Essa visão global do negócio faz com que o arquiteto busque soluções em áreas diversas, e trabalhe para atingir resultados.

SUSTENTABILIDADE

Quando se fala em conforto na arquitetura, não estamos nos referindo apenas à ambientes agradáveis, mas sim em conforto térmico, acústico e lumínico. Estes três aspectos devem ser levados em conta durante o processo de projeto e são fundamentais para o desempenho da edificação. Além disso, o arquiteto pode trazer soluções sustentáveis que otimizam o funcionamento da edificação ao longo do tempo e que podem até mesmo recuperar o investimento inicial. Ambientes bem iluminados e ventilados, por exemplo, vão gerar economia nos gastos mensais de energia, por demandarem menos luz artificial e refrigeração.

SOLUÇÕES OTIMIZADAS

É tarefa do arquiteto realizar um bom estudo inicial para compreender todas as reais necessidades do cliente. Assim, ele deve adaptar todas as necessidades no espaço, trazendo soluções inteligentes para ambientes desafiadores. O estudo inicial do projeto serve então para que o espaço seja utilizado de forma otimizada. Diante da experiência e das noções espaciais e ergonômicas, esta missão é mais natural ao arquiteto, que muitas vezes consegue dar soluções inusitadas e fazer com que tudo se encaixe de forma harmônica.

ESTILO

Quando se fala em estilo, muitas vezes se confunde estilo e gosto pessoal. O arquiteto não deve deixar que seu gosto pessoal interfira no resultado do projeto. No entanto, por conhecer diversos estilos e tendências, deve trabalhar para que o gosto do cliente seja traduzido para o projeto de forma harmoniosa. O ambiente pode misturar componentes de estilos diferentes, mas sempre com muita cautela. É importante criar ambientes com personalidade, onde o estilo esteja alinhado ao propósito do espaço e ao perfil do cliente ou da marca, em casos de comércio.

ALCANCE DE EXPECTATIVAS

A fase de projeto, além de contribuir para o planejamento da obra, tem o intuito de fazer com que todas as expectativas do cliente sejam atendidas. Quanto mais o cliente deixar claro seus sonhos, melhor o arquiteto vai atingi-los. Através do projeto, é possível visualizar antecipadamente o que será executado e modificar até atingir o resultado ideal, sem gerar custos demasiados. Isso garante ao cliente maior segurança durante a etapa de execução.

ESPECIALIDADE

Por fim, mas não menos importante, é necessário buscar um arquiteto especializado no tipo de projeto que você deseja executar. Por se tratar de uma profissão bastante ampla, arquitetos generalistas acabam fazendo de tudo e não entendo muito sobre nada. Na escolha do arquiteto ideal para seu projeto, é essencial ver se o profissional entende do ramo, se tem projetos semelhantes já executados, e qual o principal nicho de mercado que ele atua. Um arquiteto especializado vai trazer resultados mais assertivos e possivelmente saberá onde procurar informações específicas, como normas e legislações, mais rapidamente.

PORQUE NOS CONTRATAR?

Bruna Gelbcke Arquitetura é um escritório de arquitetura em Florianópolis, especializado em projetos comerciais. Se você está pensando em abrir um negócio ou reformar, saiba um pouco mais sobre o assunto e vem conversar com a gente!