Centro Pop

O centro de acolhimento para pessoas em situação de rua tem como principal objetivo revelar problemáticas urbanas no centro de Florianópolis.

Descrição

Um dos principais pontos considerados na escolha do terreno foi a inserção na malha urbana, visto que grande parte dos centros para moradores de rua existentes encontram-se em áreas degradadas e marginalizadas da cidade. Assim, buscou-se um terreno em uma área movimentada com a intenção de tornar a problemática visível e mudar a percepção que as pessoas têm desta parcela da sociedade. Outro ponto foi a proximidade com serviços diversos e também com a rodoviária e com o terminal de ônibus, garantindo acesso fácil às redes públicas de transporte, assim como uma conexão com andarilhos e imigrantes que chegam na ilha.

O terreno escolhido encontra-se numa região marginalizada do centro de Florianópolis, devido à prostituição e ao consumo de drogas, mas que vem aos poucos conquistando um novo público noturno graças a novos bares e restaurantes. A idéia é intensificar este movimento, através de equipamentos propostos em grupo, criando uma conexão entre esses pontos e consequentemente garantindo segurança para a região. O local escolhido serve atualmente como estacionamento irregular dentro de uma ruína de um casario histórico, sendo que o lote ao lado também foi incorporado ao projeto. A fachada foi bastante definida pela presença do muro histórico existente que ocupa totalmente a fachada lateral, voltada para a Rua Padre Roma, e parcialmente as outras duas fachadas. As ruas próximas são compostas por uma série de casas históricas mal conservadas mas que ainda tem um valor como conjunto.

 

O programa foi elaborado tendo como referência programas de outros centros existentes, que incluem serviços básicos de alimentação, higiene, pernoite, assim como apoio médico, odontológico e psicológico. No entanto, buscou-se garantir também amplos espaços de permanência para estimular o convívio social e as atividades em grupo. Além disso, o projeto abrange ainda espaços para a realização de palestras e atividades diversas, que podem servir não só aos usuários do centro, mas também para arrecadação de verba através de aluguéis. A partir do programa e da conformação do espaço, o centro visa que os usuários se apropriem dele e possam eles mesmos criá-lo e transformá-lo. Sendo assim, a idéia é que os usuários estabeleçam vínculos com este espaço e sintam-se responsáveis por cuidar dele.

 

Ano: 2017

Tipo do projeto: Projeto acadêmico

Localização: Centro – Florianópolis | SC

Outros projetos

Valber Cassemiro Concept and Beauty

Escritório de Advocacia Carlos Ribeiro

Apartamento Itacorubi

Loja Mellamour Moda Feminina